segunda-feira, 19 de junho de 2017

I Colóquio de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis no Ensino Superior" movimenta o curso de Direito da UNIPAC

O século XX foi marcado por um grande crescimento populacional e industrial, bem como pela aceleração do fenômeno da globalização. Com as inovações tecnológicas, a potencialização dos recursos científicos, a melhoria dos tratamentos de saúde e a facilitação dos transportes, registrou-se o aumento da expectativa de vida e também do consumo.


Aliás, o consumo e a demanda por riquezas naturais e minerais têm atingido níveis cada vez mais críticos. Os riscos dessa exploração desenfreada incluem a possibilidade de uma agressiva resposta da natureza. Fala-se até em extinção da raça humana.

Seja esta uma questão controversa ou não, mudanças climáticas e desastres naturais, juntamente com estudos científicos que apontam para o caos absoluto, determinaram a introdução de um novo conceito na atividade empresarial: a sustentabilidade.

Pensando em sua responsabilidade, como uma Instituição de Ensino Superior, de promover uma reflexão que possa contribuir com a construção de profissionais críticos, atualizados e preparados para os desafios deste novo milênio, a UNIPAC/Uberaba (Faculdade Presidente Antônio Carlos/FUPAC) promoveu seu “I Colóquio de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis no Ensino Superior”, no período de 07 a 14 de junho de 2017.

Com a finalidade de enriquecer o debate a proposta permitiu a integração dos docentes e discentes da UNIPAC/Uberaba com professores e alunos de outras instituições e regiões, entre elas: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Nilton Lins (UniNilton – AMAZONAS), Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL – Porto Seguro), Faculdade de Ciências Médicas da Bahia, Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Universidade de Pernambuco (UPE).

A discussão proporcionada aos participantes pelo “I Colóquio de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis no Ensino Superior” mostrou-se otimista, mas crítica, e demonstrou ser possível reverter o quadro caótico ora verificado e desenvolvido ao longo da história humana, por intermédio do desenvolvimento sustentável e da educação ambiental, desde que todos os segmentos da sociedade cooperem.


Os trabalhos apresentados demonstraram o comprometimento dos alunos do curso de Direito da UNIPAC Uberaba com o futuro. O evento foi um convite à reflexão sobre uma ideia de sustentabilidade que não se limita apenas ao plano econômico, integra-se a programas que incentivam a educação ambiental e social, em especial no Ensino Superior.













Nenhum comentário:

Postar um comentário