A “I Gincana Direito, Futebol, Diversidade e Solidariedade” da UNIPAC de Uberaba foi concebida com base em uma visão educacional de que o ato de educar se concretiza ao despertar no outro a curiosidade e a vontade de seguir em frente, estimulando-o não apenas a busca por conhecimento, mas também a perseguir a necessária maturidade para o exercício pleno da cidadania.
Além disso, o Prof. Dr. François Ramos, que coordenou a atividade junto aos alunos do 1º Período de Direito da UNIPAC, confiou no entendimento de que ações que representem o envolvimento direto do discente no desenvolvimento das dinâmicas sociais facilitam todo o aprendizado acadêmico bem como a formação humana, já que proporciona tanto aos estudantes quanto ao docente vivenciarem na prática situações que remetem à formação do pensamento socioeconômico, político e social do Brasil contemporâneo.
O respeito à diversidade proposto com a Gincana foi estruturado com base em referenciais teóricos previamente apresentados aos discentes, em especial a relação entre violência das torcidas de futebol organizadas, diretrizes do Estatuto do Torcedor e a construção pelo ordenamento jurídico nacional de diretrizes coerentes com o interesse público e, portanto, que estimulem a adoção de um dever-ser pautado pela ética, pela adesão positiva e consciente ao comportamento, não por medo de uma medida coercitiva, mas pela satisfação de fazer o que é certo e construtivo para a concretização saudável das relações sociais contemporâneas.
A arrecadação e doação de alimentos tiveram como finalidade estimular o respeito à diversidade para o desenvolvimento de ações que permitam compreender a força do trabalho em equipe e seus resultados quando o diferencial é ponto que permite explorar o potencial individual em atividades de grupo para o crescimento da coletividade.
O resultado não poderia ser outro. Um trabalho coroado de êxito. Os alunos do 1º Período de Direito da UNIPAC de Uberaba arrecadaram nada menos que 1 (uma) tonelada de alimentos. Foram 890 quilos de arroz e mais 110 quilos entre óleo, feijão, sal, farinha e açúcar.
As instituições beneficiadas foram a Casa de Apoio Danielle (casa de apoio a pacientes e acompanhantes no tratamento de câncer em Uberaba/MG) e APAE/Uberaba (A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência).
Sexta, 31 de março 2017 fonte: UNIPAC de Uberaba