domingo, 24 de março de 2013

Mais de 50 Universitários concluíram o Curso de Direito de Trânsito promovido pelo Projeto Direito Solidário em parceria com a SETTRANS

Encerrado ontem (23/03/2013), o I Curso "Direito de Trânsito: Compromisso com a Cidadania", promovido pelo Projeto Direito Solidário em parceria com a Prefeitura de Uberaba e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes de Defesa do Patrimônio Público (SETTRANS), foi um sucesso. Nada menos que 51 estudantes universitários, todos alunos da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS), concluíram as atividades e receberam certificação de 10 (dez) horas.

Durante o curso foram abordadas questões como: a disciplina do Código de Trânsito Brasileiro, Educação de Trânsito, Legitimidade da Guarda Municipal para Fiscalizar o Trânsito, Regras de Circulação e Conduta, Ampla Defesa e Contraditório no Processo de Recurso Administrativo (JARI),Gerenciamento e Processamento de Infrações e Posturas Municipais.

A equipe da SETTRANS, composta por Hélio, Betsy, Wellington, Mauro, Luiz, "Maguila", Menezes, Claudinéia, Rodrigues e Renê simplesmente deram um show. Além dos conhecimentos específicos, os alunos assistiram a uma dramatização teatral da realidade de um cadeirante e as angústias provocadas por um acidente de trânsito.

Contudo, nada foi mais relevante que o depoimento da Eduarda, que com apenas 22 anos foi vítima de um acidente provocado por uma advogada de 57 anos, que dirigia embriagada, e colidiu com a motocicleta em que a jovem e seu namorado passeavam provocando-lhe a fratura do fêmur e de uma vértebra e fugindo do local sem prestar socorro. Hoje, 6 meses após o acidente, "Duda" e a família lutam para que ela possa voltar a andar.

Sem dúvida, todos aqueles que deixaram de lado o lazer do sábado para participar do curso foram recompensados com novos conhecimentos e acima de tudo com uma ação transformadora de como enxergarmos o trânsito e as nossas obrigações em sua dinâmica.