segunda-feira, 16 de setembro de 2013

GINCANA DA SOLIDARIEDADE ARRECADA 3 TONELADAS DE ARROZ E BENEFICIA INSTITUIÇÕES UBERABENSES

Gincana da Solidariedade, promovida pelos alunos do 2º período do Curso de Direito da FACTHUS e coordenada pelo professor François Ramos, chegou ontem (16/09) ao seu final com uma marca expressiva: em apenas um final de semana foram arrecadadas 3 toneladas de arroz visando a distribuição para instituições beneficentes em Uberaba.

Atividade foi desenvolvida dentro do Projeto Direito Solidário, que integra a disciplina de Teoria Geral do Estado, com o objetivo de despertar o estudante universitário para a importância do exercício da solidariedade para a efetivação de uma cidadania plena.

Segundo o professor François Ramos esta foi uma oportunidade para que seus alunos e a instituição de ensino pudessem “estender a mão, ajudar ao próximo e colaborar com os necessitados sem querer nada em troca”. A resposta veio da comunidade uberabense, que colaborando com doações permitiu beneficiar entre outras entidades o Sanatório Espírita, o Asilo Santo Antônio, a Casa de Apoio Danielle e o Hospital do Pênfigo.


Os alunos Roberto Cândido e Joaquim Vitembergue, destacaram a importância desse sentimento de solidariedade ser despertado no acadêmico de Direito, já que nas mãos desse futuro profissional da advocacia repousam importantes ferramentas para a efetivação da justiça, inclusive social.



















quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ALUNOS DO 9º. PERÍODO DE DIREITO DA FACTHUS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA TRABALHISTA SIMULADA

Com o objetivo de preparar os acadêmicos do 9º. Período do curso de Direito da FACTHUS para atuarem de forma dinâmica e diferenciada já em sua primeira oportunidade no Mercado de Trabalho, o professor François Ramos realizou na última segunda-feira (09/09/13), no campus II, bloco B-3, uma audiência simulada trabalhista, que contou com a massiva adesão dos alunos.


Idealizador do projeto e professor da disciplina de Direito Processual do Trabalho Aplicado, François Ramos, explica que as audiências simuladas complementam o conhecimento desenvolvido no Núcleo de Práticas Jurídicas. A simulação permite aos futuros operadores do Direito idealizarem o tipo de caso que vão trabalhar e se dividem em diferentes funções como: advogado, juiz, escrivão, testemunha, platéia e outros personagens.


A atividade é desenvolvida em de forma descontraída, porém respeitando a formalidade dos atos. Assim, os alunos se divertem ao mesmo tempo em que aprendem. É uma oportunidade para errar e tirar dúvidas, pois o exercício da advocacia apresenta situações inusitadas, que ocorrem na prática forense, sendo necessário aos alunos se familiarizarem com essa dinâmica.



Vale dizer, por fim, que o exercício permite ainda o aprimoramento da oratória e da retórica, ferramentas indispensáveis ao operador do Direito.




terça-feira, 18 de junho de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO ENSAIOS DE DIREITO EDUCACIONAL BRASILEIRO APRESENTA NOVOS DOUTRINADORES DO DIREITO PÁTRIO

Livro organizado pelos mestres uberabenses François Silva Ramos (FACTHUS), Marcelo Henrique Matos Oliveira (FUCAMP) e Denise Rodovalho Scussel (UNIUBE) e que reúne 11 capítulos sobre temas atuais no Direito Educacional pátrio, foi lançado hoje, dia 18 de julho de 2013, apresentando novos nomes ao cenário jurídico brasileiro.


Entre os autores estão nomes de reconhecida competência, como o promotor de justiça Carlos Valera , o procurador do município de Uberaba Gustavo da Matta, os advogados e professores universitários Éder Ferreira (FUCAMP), Murillo Gutier (FACTHUS), Maysa Barbosa (FACTHUS), Clébia Reis (FACTHUS), Graça Vieira (UFPE) e Robério Dantas (UFPB).

O conselho editorial responsável pela seleção dos capítulos é presidido pela advogada e professora Fabiana Faquim (FACTHUS), que é especialista em Direito Público, sendo composto ainda por mestres e doutores da FACTHUS e Universidade do Minho (Portugal).


Nada menos que 61 alunos do 2. período do Curso de Direito da FACTHUS que integram o projeto da Via Legalis Estudos Jurídicos participaram dos 4 grupos de trabalho que assinam os capítulos finais do livro e discorrem sobre temas relevantes para o avanço da legislação brasileira rumo a efetivação do direito constitucional a educação de qualidade.


A obra intitulada “Ensaios de Direito Educacional Brasileiro” aborda também questões como a violência nas escolas, formação para a cidadania, trabalho docente em regime integral, cursos de graduação e pós-graduação na modalidade livre, Mestrado e Doutorado à Distância no Mercosul e novos projetos de lei para a educação brasileira.


A publicação traz significativa contribuição para o Direito Educacional Brasileiro, que é um ramo novo, e pode servir como base de apoio para discentes, docentes e instituições de ensino de todo o Brasil, além de fornecer suporte para o aperfeiçoamento e trabalho dos estudantes e operadores do Direito nacional.

Vejam as fotos do evento: