quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1o. Período de Direito da FACTHUS finaliza atividades do IV Fórum de Ética na Política

Não há dúvida de que a corrupção é um grande mal para qualquer País. Atualmente o que não falta no Brasil são escândalos que deixam ainda mais aparente essa chaga. São conselheiros de tribunais de contas que vendem sentenças para prefeituras; políticos flagrados exigindo ou recebendo propina; superfaturamento em obras públicas; desvio de verbas que deveriam ser destinadas a merenda escolar e para a saúde entre outros setores estratégico. Está tudo nos Jornais, Revistas, no Rádio e na TV. É tão comum que parece ter se tornado algo banal.


Os alunos do 1o. período de Direito da Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS), organizaram e promoveram neste primeiro semestre de 2011 o "IV Fórum de Ética na Política", que teve como tema central uma questão mais que relevante: "Corrupção: existe cura?"

A palestra de abertura, no dia 09/11, ficou a cargo do ilustre Promotor de Justiça na Comarca de Uberaba, Dr. José Carlos Fernandes, aconteceu com auditório lotado por alunos, professores e também com a presença da Diretora Geral da FACTHUS, Profa. MSC Maria Heliodora e do coordenador adjunto do curso de Direito, Dr. Rodrigo Carvalho.

Ontem, 28/11, os alunos do 1o. Período de Direito da FACTHUS encerraram as atividades do fórum com a apresentação de trabalhos acadêmicos versando sobre a corrupção no contexto da globalização. Foi gratificante ver como todos amadureceram já neste primeiro semestre de faculdade. 
Muito obrigado por permitirem que eu participasse desta caminhada!!!









segunda-feira, 21 de novembro de 2011

X Turma de Direito Promove o 3o. Seminário de Ética Jurídica

É fato que a advocacia não se manteve imune ao fenômeno da Globalização. As dinâmicas da relação de trabalho e a atuação profissional passaram a exigir um diferencial no exercício da advocacia: profissionais com uma diversidade maior de competências.
O advogado do século XXI precisa ser um profissional apto a atuar em diversas áreas; minimizar custos e maximizar resultados para o seu cliente; ter uma percecpção de mundo mais ampla e atualizada, entre outras habilidades.
Contudo, todas as ações que desenvolve em sua atividade profissional devem ser pautadas pela ética. Afinal, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas, um múnus público, uma vez que, embora o advogado não seja agente estatal, tem como encargo contribuir na administração democrática do Poder Judiciário.
Pensando na necessidade de refletir sobre os desafios da ética frente ao mundo globalizado, em especial da ética jurídica, que no Brasil é concebida como uma vigilância moral da vida humana, no caso da pesquisa dos discentes da FACTHUS especializada numa prática específica: o exercício da advocacia, os estudantes da X Turma de Direito da Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS, promovem no próximo dia 05 de dezembro, na sala 17 do campus Catedral, o 3o. Seminário de Ética Jurídica.
Na oportunidade, os discentes estarão espondo temáticas como a ética no exercício da advocacia, os direitos do advogado, incompatibilidades e impedimentos no exercício da advocacia, os fins e a organização da OAB, entre muitos outros.
Parabéns aos meus queridos alunos pela iniciativa!!!


Organizadores e Autores do Livro Várias "Variáveis 3" programam pré-lançamento da obra para fevereiro de 2012


Já se encontra no prelo o livro “Várias Variáveis 3 – A construção coletiva do saber jurídico”. Organizado pelos advogados mineiros François Silva Ramos e Daniel Higa Souza Brito, a obra conta com a participação autoral de mais de 50 (cinquenta) alunos da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS), além de advogados de Portugal e da Argentina, e professores doutores da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal de Uberlândia.

François Silva Ramos, delegado da CAA-MG em Uberaba, é professor da FACTHUS há quatro anos, cursa Mestrado em Educação em Educação (Uniube-MG) e é especialista em Direito Educacional (Ceuclar-SP). Já Daniel Higa, que é especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Uberlândia, ocupa atualmente o cargo de coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da FACTHUS, além de ministrar as disciplinas de Direito Ambiental e Biodireito entre outras. Juntos eles organizaram um livro que além de obedecer as premissas pedagógicas vigentes fosse capaz de mostrar-se uma obra acadêmica atual, de fácil compreensão e que pode contribuir na formação e atualização de acadêmicos e profissionais do direito.

O livro, que tem o prefácio assinado pelo presidente da CAA-MG, Walter Cândido dos Santos, deixa emergir de forma transparente o objetivo da construção de uma cultura universitária cientifico-técnico-humanizadora e transformadora, através de artigos de áreas como: Direito Constitucional, Direito Educacional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Ambiental e Ética Jurídica. Os artigos são assinados por discentes e docentes da FACTHUS (Uberaba-MG) e por profissionais, pesquisadores do Direito da América Latina  e da Europa.

O pré-lançamento do livro, que leva o selo da editora paulista Ixtlan, está programado para o dia 25 de fevereiro de 2012, no Solar 17, e contará com a presença de várias autoridades, como o presidente da OAB mineira, Dr. Luís Cláudio da Silva Chaves, o presidente da CAA/MG, Dr. Walter Cândido dos Santos e a Secretária Geral da CAA/MG, Dra. Fabiana Faquim, entre outros. 


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

100 DIREITO: A FESTA

Ontem, 13/11/2011, aconteceu a Festa dos 100 dias da 3a. Turma de Direito da Faculdade Talentos Humanos. O evento aconteceu no Centro de Lazer da CAA e contou com atrações como DJ Ness e a dupla sertaneja Guto & Rafael. O que não faltou foi alegria e gente bonita.

Essa turma é muito especial para mim, afinal de contas, quando iniciei minha carreira como professor universitário, no dia 01 de outubro de 2007, foram os primeiros a assistir minha aula em uma instituição de ensino superior. E como esses  anos passaram rápido.

Mas como dizia Fernando Pessoa "o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Vocês com certeza fazem parte do meu grupo de pessoas inesquecíveis.

Desejo a todos muito sucesso na carreira que escolheram e agradeço do fundo do coração pela oportunidade de terem me aceitado como um dos guias em sua formação jurídica. Parabéns a todos.





 


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

IV Fórum de Ética na Política é um Sucesso

A corrupção é um mal constante na história da política nacional. Basta uma rápida busca pela Internet para verificar como os escândalos cotidianos envolvem os mais diversos setores: conselheiros de tribunais de contas que vendem sentenças para prefeituras; políticos flagrados exigindo ou recebendo propina; superfaturamento em obras públicas; desvio de verbas que deveriam ser destinadas a merenda escolar e para a saúde entre outros setores estratégico. Está tudo nos Jornais, Revistas, no Rádio e na TV. è tão comum que parece banal.

Contudo nem mesmo tanta habitualidade na descoberta de novos casos de corrupção e a manifesta impunidade daqueles que incorrem nessa vergonhosa transgressão legislativa afastaram os alunos do Curso de Direito da FACTHUS de refletirem e discutirem abertamente sobre este problema que é uma verdadeira chaga na história do Brasil.

Os alunos do 1o. período de Direito da Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS), organizaram e promoveram na noite de quarta-feira (09/11/2011) o IV Fórum de Ética na Política, que teve como tema central uma questão mais que relevante: "Corrupção: existe cura?"

A palestra de encerramento, a cargo do ilustre Promotor de Justiça na Comarca de Uberaba, Dr. José Carlos Fernandes, aconteceu com auditório lotado por alunos, professores e também com a presença da Diretora Geral da FACTHUS, Profa. MSC Maria Heliodora e do coordenador adjunto do curso de Direito, Dr. Rodrigo Carvalho.

A todos os meus sinceros agradecimentos pela participação, envolvimento e realização deste belo evento!






6º Período de Direito da FACTHUS na IV Mostra de Talentos

A VIII turma de Direito da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS) finalizou hoje à noite (09/11/11), durante a IV Mostra de Talentos da FACTHUS, as atividades do 1º Seminário de Direito de Empresa. Evento aconteceu no Campus FACTHUS - Vila São Cristóvão.
 

Dentre os tópicos que a turma discutiu neste 2o. semestre de Direito de Empresa estão: Contratos mercantis. Oferta ao público e declaração unilateral da vontade. Contrato tipo e adesão contratual. Interpretação e prova dos contratos mercantis. Principais espécies típicas e atípicas. Os procedimentos concursais e suas fases evolutivas. A insolubilidade de empresa. A dissociação entre a sorte de empresa e a do empresário. O direito concursal brasileiro. Recuperação Judicial e Extrajudicial. Falência. Crimes Falimentares.
 

Parabéns pelo sucesso moçada!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

VII TURMA DE DIREITO FACTHUS FINALIZA O 1º SEMINÁRIO DE DIREITO EMPRESARIAL

Após um semestre de muito aprendizado e compromisso, a VII turma de Direito da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS) finaliza as atividades do 1º Seminário de Direito de Empresa durante a IV Mostra de Talentos da FACTHUS, nesta 4a. feira, dia 09/11/2011, a partir das 19h30 no Campus FACTHUS - Vila São Cristóvão.

Dentre os tópicos que a turma trabalhou no decorrer deste 1o. semestre de Direito de Empresa estão: Teoria geral do Direito Comercial. A teoria da empresa. Registro de Empresa (Lei nº 8.934/94). Estabelecimento empresarial. Propriedade industrial. Contratos Mercantis. A proteção do nome empresarial e do nome do estabelecimento. Direito concorrencial. O empresário e o direito consumerista. Títulos de crédito. Letra de câmbio. Nota promissória. Cheque. Duplicata mercantil.

Agora é se preparar para o período de provas que vem por aí. Sucesso moçada!!!