terça-feira, 1 de dezembro de 2015

GRUPOS DE ESTUDOS DO 6o. PERÍODO DE DIREITO NOTURNO DA FACTHUS APRESENTAM SEUS TRABALHOS DE CONCLUSÃO

Após um semestre de esforços intensos mais de 100 alunos do 6o. Período de Direito Noturno da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS), apresentaram os trabalhos com o conteúdo conclusivo de cada um dos temas tratados ao longo das atividades.

Ao todo foram quatorze grupos de trabalho que, sob a orientação do Professor François Ramos, dedicaram-se à análise de diferentes projetos que integram a iniciativa legislativa nacional.

O desenvolvimento dos trabalhos fugiu ao pragmatismo jurídico tradicional. A Interdisciplinaridade é um conceito que se tornou comum no discurso educacional do século XX, embora possua origem distante, pois está diretamente relacionado a revolução de conhecimentos deflagrada no século XV, quando novos conhecimentos, práticas e técnicas de pesquisa transformaram a ciência, tornando-a mais objetiva e rica. E assim sendo, não poderia deixar de ser incorporada ao ensino jurídico contemporâneo.

No Brasil, a interdisciplinaridade foi introduzida ao contexto da educação formal em 1971, por intermédio da Lei de Diretrizes e Bases (5.692), infleunciando de forma definitiva as propostas curriculares.
 
Desenvolver trabalhos com uma perspectiva que promova a interação entre disciplinas distintas contribui para a construção de um saber crítico-reflexivo que é indispensável ao aprendizado do indivíduo.

É exatamente isso o que se extrai do trabalho organizado pelo mestre François Silva Ramos no desenvolvimento das atividades propostas aos quatorze grupos de estudos do 6o. Período de Direito da FACTHUS neste 2o. semestre de 2015.

O resultado foi a apresentação de conclusões que superam a fragmentação disciplinar, relacionando áreas diversas do conhecimento e combinando-as para melhor compreender as realidades temáticas propostas. São atividades dessa natureza que permitem ao indivíduo alcançar progressivamente o desenvolvimento pleno de suas capacidades, tornando-o apto não apenas a enfrentar o mercado de trabalho, mas a participar efetivamente dos processos que definem os rumos de um País, exetamente como exige a moderna concepção de cidadania.











 

quinta-feira, 18 de junho de 2015

2o. PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACTHUS COMEMORA LANÇAMENTO DE SEU PRIMEIRO LIVRO

Galera do 2º período de Administração da FACTHUS tem muito a celebrar neste final do primeiro semestre de 2015. A turma acaba de participar da redação de seu primeiro livro: “Temas de Educação Brasileira: Uma Discussão Sob a Perspectiva dos Estudantes de Administração e Direito da FACTHUS”, obra organizada pelos professores Me. François Ramos (FACTHUS), Esp. Leilane Virgínia Vieto Penariol (Via Legalis) e Esp. Clébia Barbosa dos Reis (FACTHUS).

Entre os autores dos 4 capítulos que compõem a obra que chega as livrarias de todo o Brasil neste mês de junho, estão alunos do 2º período de Administração da FACTHUS, que assinam o título 1, e discentes dos  3º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º períodos do curso de Direito da FACTHUS.

O conselho editorial responsável pela análise do conteúdo foi composto por Msc. Silas Paulo Procópio do Monte (Mackenzie/Uninter), Msc. Tereza Cristina Bastos Silva Lima, Dra. Juliana Vieira de Almeida (UFRN/IFRN) e Dra. Iracema Campos Cusati (UEMG).


Nada menos que 30 alunos do 2º período do Curso de Administração da FACTHUS que integraram o projeto participaram dos grupos de trabalho que redigiram sobre o tema PLC 325/2015 – GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS E O FORNECIMENTO DE MATERIAL ESCOLAR E UNIFORME NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUINDO PARA A EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA.



sábado, 17 de janeiro de 2015

Diário de Bordo: Uma Aventura em Assunción - Paraguay

No dia 10 de janeiro de 2015 embarquei para Assunção, no Paraguai, rumo a um sonho: Tornar-me Doutor em Ciências da Educação. Um sonho compartilhado por quase 30 colegas brasileiros que nos levou para uma verdadeira aventura na América do Sul. Das aulas na Universidade Tres Fronteras (UNINTER) ao passeio pela história proporcionado pelo povo paraguaio e por seus monumentos, registro aqui neste espaço, em imagens, uma bela lembrança de amor ao saber.