Parece que foi ontem. Após apenas dois meses na carreira de professor universitário, no início de 2008, e me deparo com uma turma de mentes promissoras.
Eram muitos os ávidos por saber e cada um possuía suas singularidades. Por vezes encontrávamos em seus olhos a satisfação pelo sucesso de alcançar uma nota elevada em suas atividades acadêmicas, em outras, contudo, como é parte da vida, nos depáravamos com a tristeza provocada por aqueles que não alcançavam a meta estabelecida pelo programa de uma determinada disciplina.
E olha que foram muitas as disciplinas: Ética Geral e Jurídica, no 2o. período, Lógica Jurídica, no 3o., Direito do Trabalho 1 e 2 nos 5o. e 6o. períodos, respectivamente. Em 2010 uma maratona: Direito Eleitoral, Direito Previdenciário e Direito Tributário Aplicado à Propriedade Industrial, tudo em um único semestre. Nesta oportunidade quase nos matamos, afinal de 5 dias letivos na semana ficávamos juntos em 4, mas era respeito e a lealdade o que amparava nosso trabalho e assim, mais uma fase foi superada por todos. Na reta final ainda tivemos o prazer de conviver nas disciplinas de Bioética (9o. período) e Biossegurança (10o.), além é claro do Estágio Profissional, o que fortaleceu ainda mais o meu carinho e admiração por todos.
Não podem imaginar a minha satisfação ao ter três alunos, que contribui para a preparação na 2a. fase do Exame da OAB em 2011, mais uma vez vitoriosos em seus objetivos. O abraço em Alencar, Walter e Eloízia foi um gesto de carinho e retribuição do mestre que se também se realizou com o sucesso alcançado precocemente, ainda no 9o. período.
No último período, com três orientações concluídas, participei da construção de belos trabalhos de conclusão de curso dos alunos Alencar (Licitações), Pollyana Pinheiro (Direito do Trabalho) e Kamila Seabra (Previdenciário). É verdade que o coração estava sempre à frente no momento da defesa de casa TCC. O brilho nos olhos de cada um deles ao obter a aprovação com seus objetos de pesquisa foi gratificante.
É uma turma de ex-alunos brilhantes como João Lucas, Frederico e Túlio, jovens promissores que não podem jamais parar de estudar e construir novos conhecimentos. Estudantes de muita garra como Alencar, André e Eloízia, que aprenderam o significado do bom combate. Como esquecer a preocupação (com Direito do Trabalho), da Mariana Zago? A conversa das amigas Juliana Paes, Raquel, Viviane e Sabrina (sempre chegando atrasada por causa do trabalho). As contestadoras Vivian, Miria e Fernanda Damas? As sempre caladinhas Sheila, Andréia e Emanuelle . Fernanda Damas e Viviane.
Há...é claro...jamais vou me esquecer daquela prova de Ética Jurídica do Alfredo no 2o. período: quase que o Frederico perde definitivamente qualquer chance de entrar para o céu com aquela ajuda prestada ao amigo em estado de necessidade. Em contrapartida, o brilhante músico aprendeu o significado da palavra superação e, com muito esforço, conseguiu superar todas as espectativas nas avaliaçõies seguintes.
Em relação a uma turma que tive a honra de participar em sua formação, que sempreme destinou amizade, respeito e lealdade, nada mais faltava para ser uma relação inesquecível. Mas uma surpresa estava por vir. Por ocasião das solenidades de conclusão de sua graduação, nos destinaram mais um gesto de carinho, incluindo-nos entre os professores homenageados. Todas essas belas lembranças surgiram ao ver cada um desses queridos amigos ao lado de pessoas que amam preparando-se para entrar no salão de bailes da Eventus e brindarem a justa conquista. Que esta seja apenas a primeira de muitas ainda por vir.
A vocês o meu muito obrigado por esses cinco anos de uma relação marcada por muito aprendizado, dedicação e amor ao Direito. Que Deus ilumine os passos de cada um na vida profissional que escolheram, mas acima de tudo não os deixe esquecer o verdadeiro significado da humildade e da solidariedade, algo que os caracteriza enquanto os excelentes seres humanos que são.
Parabéns!!!


